26.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSaúdeVacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as UBSs de...

Vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as UBSs de Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Após a notificação de o estado de Santa Catarina faz parte da Área de Recomendação de Vacina contra a Febre Amarela, o município de Brusque entrou na lista dos municípios para campanha de imunização. De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir de agora, todas as pessoas entre de nove meses e 59 anos são obrigadas a tomar a vacina em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Para receber a dose, é necessário levar a carteira de vacinação. Para pessoas que já se vacinaram, está liberado uma nova dosagem, para reforçar o combate, conforme previsto pela campanha de vacinação. A exceção são para aqueles indivíduos que receberam meia dosagem. Nesses casos é necessário procurar uma Unidade de Saúde para receber as orientações.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina –  (DIVE), em Brusque mais de 23 mil pessoas já receberam a vacina contra febre amarela, o que representa 23,53% da população.

“Queremos alertar sobre a importância de prevenir-se contra a febre amarela, pois é uma doença infecciosa, febril aguda e que pode levar a morte em uma semana caso o paciente não procure atendimento médico. Porém, a melhor prevenção é a vacina, que vai garantir a imunidade do ser humano”, comentou a enfermeira Natália Cabral Marchi, da Vigilância Epidemiológica local.

Horários

A imunização contra a Febre Amarela pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h as 12h  e das 13h as 17h. O cidadão deverá ter em mãos documentos e a carteira de vacinação. Qualquer pessoa entre nove meses e 59 anos, estão aptos a serem vacinados.

Gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos acima de 60 anos, só poderão tomar a vacina mediante liberação médica. Alérgicos a ovo, também estão proibidos de se imunizar.

Para o mês de março, está sendo programado um dia D de vacinação contra a febre amarela.

Publicidade
WhatsApp chat