Início Notícias Saúde Vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as UBSs de...

Vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as UBSs de Brusque

Santa Catarina tornou-se Área de Recomendação de Vacina contra a Febre Amarela. O alerta foi dado após a confirmação de um caso da doença no litoral do Paraná em janeiro de 2019. A partir de agora, todas as pessoas entre de nove meses e 59 anos são obrigadas a tomar a vacina em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). É necessário levar a carteira de vacinação.

Quem já tomou a vacina (com qualquer idade) está liberado de receber uma nova dosagem, já que recentes estudos garantem que a pessoa uma vez imunizada, fica protegida contra a doença por toda vida. A exceção são para aqueles indivíduos que receberam meia dosagem. Nesses casos é necessário procurar uma Unidade de Saúde para receber as orientações.

febreamarela
Doença é transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue, Zica Virus e Chikungunya

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina,  23.261 pessoas em Brusque já receberam a vacina nos últimos anos, o que representa 23,53% da população, percentual que precisa ser ampliado.

“Queremos alertar sobre a importância de prevenir-se contra a febre amarela, pois é uma doença infecciosa, febril aguda e que pode levar a morte em uma semana caso o paciente não procure atendimento médico. Porém, a melhor prevenção é a vacina, que vai garantir a imunidade do ser humano”, destaca a enfermeira Natália Cabral Marchi da Vigilância Epidemiológica de Brusque.

Sobre o mito que rodeia a sociedade envolvendo os macacos, a enfermeira orienta que o mamífero é uma espécie de sentinela que alerta o ser humano da chegada do vírus. “Os macacos auxiliam os profissionais de saúde na identificação da chegada da doença na Mata Atlântica, por isso o monitoramento desses animais é necessário para saber a proximidade da doença”, comenta. Até o momento, nenhum macaco foi encontrado morto nas matas da região de Brusque, o que tranquiliza a Vigilância Epidemiológica.

VACINAÇÃO

A imunização contra a Febre Amarela pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h as 12h  e das 13h as 17h. O cidadão deverá ter em mãos documentos e a carteira de vacinação. Qualquer pessoa entre nove meses e 59 anos, estão aptos a serem vacinados. Gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos acima de 60 anos, só poderão tomar a vacina mediante liberação médica. Alérgicos a ovo, também estão proibidos de se imunizar.

Para o mês de março, está sendo programado um dia D de vacinação contra a febre amarela.

Must Read

Acidente na BR 470 matou duas jovens; motorista embriagado e nota da PRF

Um grave acidente na BR-470 em Gaspar matou duas jovens e deixou mais duas feridas na manhã deste sábado, 23.

Taió: canal de água que alimenta pequena usina elétrica se rompe parcialmente

Ocorreu um rompimento parcial do canal de água que alimenta a Unina Heidrich Geração, no município de Taió. De acordo com informações da Rádio Educadora,...

Resultado Manhã Mais – 23 de fevereiro.

Par de ingressos Circo Fantástico + copo Diplomata : Júlia Lyra Par de ingressos Cine Gracher + copo Diplomata:...

Criança morre ao ser atingida por veículo na garagem da residência, em Guabiruba

Uma menina de 1 ano e 3 meses morreu após foi atingida por um veículo da família, na garagem da residência. De...

CDL Brusque orienta horário de funcionamento para Feriado de Carnaval

Confira a nota oficial da CDL de Brusque sobre o horário de funcionamento do comércio no feriado de carnaval em 2019, contendo...
WhatsApp chat