Início Notícias Saúde Brusque é destaque estadual e nacional no Teste da Linguinha

Brusque é destaque estadual e nacional no Teste da Linguinha

A Secretaria de Saúde de Brusque é reconhecida e destaque no Teste da Linguinha. Este teste é realizado na primeira consulta odontológica em bebês entre 0 e 28 dias e serve para diagnosticar a Anquiloglossia, alteração causada quando uma pequena porção de tecido permanece na parte de baixo da língua-freio causando a chamada “língua presa”.

O procedimento é realizado no Centro das Especialidades Odontológicas (CEO) e já atendeu aproximadamente de 2000 recém-nascidos desde a instituição do programa, em 2016. Em média 100 bebês são avaliados por mês, e os que apresentam alguma alteração são imediatamente tratados e acompanhados de forma precoce para se evitar as limitações dos movimentos da língua.

Linguinha
Perto de 2000 mil crianças já foram atendidas no Centro de Especialidades Odontológicas. (Foto: Divulgação / SECOM)

As principais ocorrências estão relacionadas as funções de sugar, engolir, mastigar e falar. Aproximadamente 9% das crianças apresentam algum tipo de alteração e dependendo do grau de limitação existente, uma pequena intervenção é necessária (Pique da Língua) na parte inferior da língua, realizada pela cirurgiã-dentista. “Com essa ação previne-se dificuldades na amamentação, possível perda de peso e principalmente o desmame precoce”, comenta a odontopediatra Rosana Gama Martins, responsável pelo trabalho.

Em Brusque, os bebês nascidos no Hospital de Azambuja, que possui convênio com os Sistema Único de Saúde (SUS), já saem com o agendamento para o teste que é realizado no Centro de Serviços em Saúde, no segundo andar (CEO), ao lado do terminal urbano. Esta ação obedece os princípios e objetivos da Rede Cegonha, que também preconiza outros atendimentos aos recém-nascidos.

Referência estadual e nacional

Por ser a pioneira no Teste da Linguinha neste formato, Brusque já é referência em Santa Catarina. Em 2018 houve uma capacitação estadual onde cirurgiões dentistas de outras cidades receberam orientação de como implantar o procedimento em seus municípios. Até outros fora do território catarinense, como Curitiba (PR), já procuram o CEO de Brusque em busca de orientações sobre o programa.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde, também estão em fase de elaboração de um curso “Conhecendo a Anquiloglossia através do sistema Teleducação”. O conteúdo programático está sendo elaborado pela odontopediatra Rosana Gama Martins e demais cirurgiões dentistas que compõe o grupo de estudos da Secretaria de Estado da Saúde que será ministrado para outros municípios Brasil afora.

Must Read

Interligado – resultado sorteio de 26 de junho.

Óculos de Sol Unissex das Óticas Diniz - Ganhador: Thiago Postal Almoço pra duas...

Presidente da Fecomércio participa de sessão ordinária na Câmara Municipal

Na noite de terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos conduzidos pela presidente da...

Conversando com Você de 26 de junho de 2019

Conversando com Você de 26 de junho de 2019. Ouça! Conversando com Você de 26 de junho de...

Carro cai em buraco de obra na na rua Paulo Knihs

Um veículo caiu em um grande buraco de uma obra na rua Paulo Knihs, no bairro Águas Claras. O acidente foi registrado...

Copa Santa Catarina terá dez clubes e mata-matas; Brusque FC confirmado

Está definido o caminho dos clubes catarinenses que almejam participar da Copa do Brasil de 2020 através da conquista da Copa Santa Catarina...
WhatsApp chat