24.9 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasEducaçãoSecretaria de Educação mantém plantão das creches até às 18h em oito...

Secretaria de Educação mantém plantão das creches até às 18h em oito unidades

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Secretaria de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, se manifestou sobre a decisão em torno da solicitação de pais e mães quanto ao novo horário de atendimento nos centros de educação infantil – CEI’s.

“Em conjunto com o governo, decidimos que vamos iniciar segunda-feira do mesmo modo que terminamos o ano de 2018. Ou seja; as oito unidades que tinham acompanhamento estendido elas permanecerão com atendimento e as demais com o horário que está”, explicou Eliane.

De acordo com a secretaria, a pauta do horário das creches segue um histórico na rede. Até 2015, o horário seguia o que estará em vigor neste ano, com encerramento às 17h. Em 2016, houve uma mudança que estendeu o horário até às 18h, em apenas oito unidades.

Secretaria de Educação coletiva de imprensa
Secretaria de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, em coletiva de imprensa sobre o ano letivo e vagas em creches. (Foto: Diplomata FM)

Para mapear a demanda, a secretaria fez um levantamento e identificou que o horário da manhã tem maior número de vagas. Segundo que foi apresentado na coletiva, os pais que utilizam o horário das 7h manhã contabilizaram ao todo 486 crianças.  No período vespertino, pais que buscaram depois das 17h somavam ao todo Os que 164 crianças.

Diante do novo ajuste, mediante a manifestação por abaixo-assinado, a Secretaria de Educação deverá fazer um novo acompanhamento, para dar prioridade aos pais que realmente tenham necessidade do horário estendido. O transporte escolar também passará por adequações.

Secretaria de Educação, Eliane Aparecida Busnardo Buemo
Secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, em coletiva de imprensa sobre o ano letivo de 2019 e vagas nas creches da rede municipal. (Foto: Diplomata FM)

 “As crianças ficaram no horário quando os responsáveis legais nos apresentarem que de fato trabalham e tem necessidade de elas fiquem até mais tarde. Vamos olhar a questão do transporte junto aos motoristas, tudo com muita tranquilidade e sem alarde, pois queremos atender bem”, frisou.

A previsão da secretaria é abrir 160 novas vagas, que já estão determinadas da seguinte forma:

Vinte vagas no CEI Elza Bondemuller, no bairro Águas Claras

Dez vagas no CEI Laura Catani, no bairro Paquetá

80 vagas em período parcial na creche da FIP (para 4 e 5 anos)

50 vagas em período parcial no CEI Tia Anna no bairro Limeira (para 4 e 5 anos)

Conforme a secretaria Eliani, o remanejamento vai de encontro ao pedido do tribunal de contas para que o município atenda 50% da demanda para vagas de creche, 3 anos e 11 meses (48,72%). E na demanda de 4 a 5 anos, a demanda atendimento chegou em 88%. No entanto, em 2018 foi iniciado um senso para averiguar os dados sobre o número de crianças nas duas faixas etárias.

“Desconhecemos que temos crianças de 4 e 5 anos fora da escola, porque o nosso programa fila zero não apresenta isso”, destacou.

Publicidade
WhatsApp chat