22.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasEsportesMorre Claiton Frazzon Costa desportista brusquense com grande legado

Morre Claiton Frazzon Costa desportista brusquense com grande legado

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 6, Claiton Frazzon Costa, desportista brusquense com grande legado no futebol de salão. Claiton, natural de Itaqui-RS, lutava contra o câncer desde dezembro de 2017. Em fevereiro de 2018 passou por cirurgia para enfrentar a doença.

Claiton Frazzon Costa
Claiton Frazzon Costa era grande incentivador do esporte brusquense. (Foto: Arquivo Prefeitura de Guabiruba)

Foi presidente da Liga Brusquense de Futebol de salão de 2001 a 2012 e sua paixão pelo esporte resultou numa série de ações para impulsionar o trabalho com categorias de base e de rendimento com o futsal. Os frutos do trabalho de Claiton não foram só para jogadores e equipes, mas, para a formação e a evolução da arbitragem do futebol – por ser um grande conhecedor da área.

Claiton também deixa um rico acervo literário sobre futsal, através das obras publicadas: Movimentações Defensivas e Ofensivas (1º e 2º edição), Futsal: Aprenda a Ensinar (1º e 2º edição), Futsal Vamos Brincar? Técnica – Vol. I (1a. edição) e Iniciação e Futsal Vamos Brincar? Atividades Recreativas Vol. II. (1a. edição). Escreveu também vários artigos esportivos da área, em revistas especializadas, além de ser criador do site www.futsalcom.com.br com mais de 680.000 visitantes. Ao longo da carreira tornou-se consultor esportivo para órgãos públicos, empresas e associações.

Outra grande contribuição de Clayton foi no Serviço Social da Industria – SESI, com atuação entre os anos de 1998 a 2011, na organização de eventos esportivos, culturas, recreativos. Claiton ficou marcado pela forte gestão à frente dos Jogos do Sesi, por meio de ações voltadas ao esporte para industriários.  Fora da área esportiva, Claiton autuou no setor imobiliário.

Claiton Frazzon Costa
Claiton Frazzon Costa ao lado da esposa e filha

O corpo está sendo velado na capela mortuária do centro e o sepultamento será no cemitério municipal Parque da Saudade.

Nota de Pesar da Fundação Municipal de Esportes

A FME de Esportes de Brusque lamenta o falecimento do professor de Educação Física Claiton Frazzon Costa. Ele faleceu na madrugada desta quarta-feira (6) vítima de um câncer.

Claiton sempre teve uma grande ligação com o futsal e ajudou a fomentar a modalidade na cidade. Foi presidente da LBF – Liga Brusquense de Futsal e também técnico da modalidade, comandando times de Brusque em diversas competições. Também escreveu livros sobre a modalidade, sendo uma das referências no assunto. Recentemente, chegou a ser homenageado pela FME de Esportes de Brusque ao ceder seu nome ao troféu entregue ao campeão feminino do Desafio Brusque Guabiruba de Futsal, torneio inédito realizado em 2018.

“Com certeza é uma perda imensurável não só para o esporte de Brusque mas catarinense. Foi um profissional que lutou muito pelo futsal tanto dentro quanto fora de quadra, e alguém que contribuiu muito também com o seu conhecimento refletido nas obras de iniciação ao esporte que escreveu”, ressalta o superintendente da FME de Brusque, Olavo Larangeira Telles.

Publicidade
WhatsApp chat