Início Notícias Geral Moradores fazem manifesto para alertar sobre aterro no bairro Limeira

Moradores fazem manifesto para alertar sobre aterro no bairro Limeira

Um manifesto organizado por moradores da rua Luiz Maffezzolli, no bairro Limeira, foi realizado nesta sexta-feira, 1° de fevereiro. Os moradores pediam por mais atenção a um aterro feito em um terreno que vem causando preocupação a cada vez que chove forte naquela região.

“É uma forma de alerta para os órgãos responsáveis pelas tubulações, porque a gente já sofreu com enchentes e alagamentos em nossas casas”.

Esta é a razão que levou dez moradores a se reunir e conversar com o poder público em uma forma de pedir solução para o local. Após reunião no paço municipal, foi definido que representantes do Poder Público iriam até o local para averiguar a situação e e encaminhar uma solução.

Manifesto_Limeira
Moradores e representantes do poder público no local em frente ao terreno, no bairro Limeira. (Foto: Diplomata FM)

“Conversamos com a Secretaria de Obras e eles fizeram melhorias no bairro, com troca de tubulação, porém tem alguns terrenos acima que estavam para serem aterrados. A Secretaria de Obras conversou com os proprietários, eles disseram que não iam aterrar e então a Secretaria decidiu colocar uma tubulação de dois metros e essa tubulação, agora, que terminou as obras da secretaria, eles começaram a aterrar esse terreno na parte de cima, e isso vai complicar a situação na parte de baixo dos moradores, aonde foi feita essa melhoria”, cita o morador Adriano Ramos, que reitera sua preocupação como morador daquela região.

Morador Adriano Ramos

“A água não vai passar pela tubulação que foi feita, não será suficiente.  Quando a Secretaria de Obras conversou com esses proprietários, eles disseram que não iam aterrar de maneira alguma, mas foi só terminarem as obras que fizeram esse aterro desordenado. Vai prejudicar a gente”.

O morador comenta que onde hoje está aterrado era onde antes a água represava, e por isso há preocupação. “Tem vários moradores que moram em casas que já foram atingidas, inclusive  minha casa já pegou água duas vezes por conta dessa tubulação que não era suficiente, e, pelo que a gente está vendo vai acontecer de novo”, alerta.

Na quarta-feira (30), ocorreu uma reunião na Secretaria de Obras, e de lá foram feitos convites para alguns órgãos ligados à área ambiental e de obras. Todos se fizeram representados no local nesta sexta-feira, além do Instituto Brusquense de Planejamento, do vereador Paulinho Sestrem e moradores.

Manifesto_Limeira (3)_logo
Moradores e representantes do poder público no local em frente ao terreno, no bairro Limeira. (Foto: Diplomata FM)

O Diretor-presidente do instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Rogério dos Santos, comenta que recebeu o convite para participar in loco da situação no bairro Limeira e lá esteve juntamente com demais representantes do poder público.

Diretor-presidente do Ibplan Rogério dos Santos

“A gente trouxe também nossa arquiteta, responsável por essa área, e a gente veio aqui ouvir as solicitações, na verdade o Ibplan é responsável pelos alvarás das habitações, e, em função disso, os moradores estão pedindo, se de repente aparecer algum projeto para construção de residência para que a gente não aprove. Viemos ouvi-los e vamos atende-los”, comenta.

O vereador Paulinho Sestrem cita que a reivindicação da comunidade já era de seu conhecimento desde o início, e conforme ele, no dia 5 de janeiro de 2017 passou por uma situação muito grave, como já vinha passando em outros anos. “A Secretaria de Obras se envolveu aqui no local, foi feita uma grande melhoria, falta um pedacinho ainda. Hoje viemos aqui, acompanhando também os órgão competentes pra gente pelo menos evitar que sejam feitas construções aqui e que possa ser arrumado o que foi feito de irregular, justamente para não causar mais problemas para essa comunidade que já sofreu tanto”, diz.

Vereador Paulinho Sestrem

Encaminhamentos

Conforme Paulinho Sestrem, ficou definido que uma reunião deve ocorrer nos próximos dias entre os proprietários dos aterros, com uma comissão de moradores e membros da Secretaria de Obras, Fundema e Ibplan, com objetivo de dar resolução ao porblema.

Must Read

Mega-Sena acumula e deverá pagar R$ 12 milhões no próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas sorteados no concurso 2152 da Mega-Sena. Com isso, a estimativa de prêmio para o próximo concurso, a ser...

Metalúrgicos de Brusque rejeitam contraproposta de reajuste dos empresários

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) recebeu neste domingo, 19 de maio, a Assembleia Geral Ordinária da Convenção Coletiva de Trabalho...

Criança de 5 anos morre vítima de atropelamento no Poço Fundo

Por volta das 18h40 de sábado, 18, o serviço de segurança foi acionado para o atendimento de um atropelamento na...

14º Dominó do Bocá reúne jogadores e personalidades de várias partes do Brasil

Durante o sábado, 18, aconteceu em Brusque a 14º Torneio de Dominó do Boca Cunha, na chácara do ex-prefeito na...

Manhã Mais – resultado sorteio de 18 de maio.

Ensaio fotográfico + 2 fotos 15x21 da Color Center + copo Diplomata - Valquiria Mafra
WhatsApp chat