Início Notícias Economia Ouvinte manifesta preocupação com possíveis alterações no atendimento do Ministério do Trabalho...

Ouvinte manifesta preocupação com possíveis alterações no atendimento do Ministério do Trabalho em Brusque

O Jornal da Diplomata foi informado na manhã desta quarta-feira (30), de que a agência Brusque do Ministério do Trabalho teria realizado, nesta terça-feira (29), os últimos atendimentos com distribuição de senha ao cidadão.

Conforme contato feito pelo ouvinte Rafael Gonçalves na manhã desta quarta-feira (30), ele procurou o Ministério do Trabalho, agência de Brusque, para fazer sua Carteira de Trabalho, e ao chegar no local para entregar os documentos necessários, se deparou com a informação de que a partir de hoje o Ministério do Trabalho “não irá mais funcionar em Brusque”.  Rafael expõe sua preocupação caso a informação proceda, por conta da alta demanda de atendimento da região que é atendida pela agência Brusque do Ministério do Trabalho.

O ouvinte também nos repassou a informação de que os servidores passariam a atender em Itajaí, e toda demanda do órgão seria encaminhada para o município vizinho.

“Eu fui lá ontem [terça-feira] fazer a carteira de trabalho, havia muitas pessoas, o giro é muito grande de pessoas que fazem carteira de trabalho, e a informação é que o Ministério do Trabalho não vai mais atender em Brusque”, relata. Rafael espera que algo seja feito o quanto antes para que se tenha uma posição sobre os atendimentos e de que forma o cidadão poderá buscar atendimento para emissão de carteira e também da segunda via.

Nosso departamento de jornalismo apura se ocorre alguma reestruturação na região com relação aos atendimentos, assim como vem ocorrendo em todo o país após o anúncio da extinção do Ministério do Trabalho, feito pelo presidente Jair Bolsonaro.

Uma portaria deve ser publicada para ser divulgado oficialmente como ficará o atendimento para toda a região, tendo em vista que a agência atende as regiões do Vale do Rio Tijucas, Vidal Ramos, Botuverá, Guabiruba e Brusque (incluindo Limoeiro, que faz divisa com Itajaí, e Barracão, que fica na região de Gaspar).

A reportagem não conseguiu contanto com a chefia da agência do Ministério do Trabalho em Brusque. O Jornal da Diplomata buscará contato com o órgão em Florianópolis para obter uma posição formal a respeito do atendimento na região e sobre a data de publicação da portaria.

Conforme apurado pelo Jornal da Diplomata, somente na cidade de Brusque, por ano, são cerca de seis mil atendimentos somente para confecção de carteira de trabalho, isso sem contar os demais atendimentos como informações trabalhistas, seguro desemprego, fiscalizações de empresa, entre outros.

Extinção do Ministério do Trabalho

Após eleito em outubro de 2018 e empossado em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro já havia anunciado a extinção do Ministério do Trabalho e distribuições das atribuições em três pastas.

O Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que “o Ministério do Trabalho passa a estar contido, majoritariamente, no ministério da Justiça (…). No ministério da Economia vai estar outra parte, sob comando do Paulo Guedes, e uma parte menor que vai ficar dentro da Cidadania”

A transição já começa a ter reflexos locais, com a instabilidade no atendimento na agência de Brusque, até que seja anunciado, oficialmente, através de portaria, qual será o futuro dos atendimentos para a região.

Must Read

Homem acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Nova Brasília

Por volta das 18h50 de sábado, 24, uma guarnição policial realizava rondas pelo bairro Nova Brasília, momento que foram abordados...

CDLs de Brusque e Guabiruba participam de Seminário de Líderes da FCDL-SC

Foi realizado neste final de semana, 24 e 25 de agosto, o 12º Seminário de Líderes promovido pelo 24º Distrito da FCDL-SC. Com o...

Brusque Basquete/FME vence os dois compromissos em casa e sobe na tabela do Estadual de Basquete Adulto

Jogando em casa, neste fim de semana, o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania venceu as equipes da Univinte/Tubarão e da Adiee/Avaí e subiu na tabela de classificação...

Em parceria com Fundação José Walendowsky, Prefeitura inaugura Praça Imigrantes da Polônia

A Prefeitura de Brusque, em parceria com a Fundação José Walendowsky, inaugurou neste sábado (24), no Jardim Maluche, a praça Imigrantes da...

Início do sábado é marcado por colisões veiculares; Bombeiros, PM e GTB atuaram nos casos

O Corpo de Bombeiros de Brusque e Guabiruba, além da Polícia Militar e Guarda de Trânsito (GTB), atenderam na manhã deste sábado,...
WhatsApp chat