Início Notícias Economia Fabio de Souza fala sobre o direito do consumidor no Jornal da...

Fabio de Souza fala sobre o direito do consumidor no Jornal da Diplomata

O direito do consumidor foi destaque na edição do Jornal da Diplomata na manhã desta segunda-feira, 28. Fábio Roberto de Souza, ex-diretor do Procon, desde que deixou o órgão, mantém o contato os consumidores em sua página no Facebook, na qual posta dicas no quadro Direito do Consumidor.

Ao Jornal da Diplomata, Fábio de Souza falou sobre vários temas. O primeiro assunto abordado foi a reclamação dos catarinenses com a conta da energia elétrica. A reclamação generalizada motivou o Ministério Público de Santa Catarina apurar o suposto aumento excessivo na conta de luz na fatura de janeiro.

“Eu também levei um susto com a minha fatura, tenho consciência que o consumo elevou, porém, percebi que houve alguns dias a mais de leitura (não foi fechado os 30 e sim 35 dias), mas, o que traz dúvidas ao consumidor e outros órgãos que saber é se teve aumento na tarifa. Em comparado com a inflação de 4,48% tivemos um aumento de 13,86% – acho que esse tipo de esclarecimento que nos consumidores queremos saber, enquanto não há, dá margem para especulações”, explicou.

Fabio de Souza fala sobre o direito do consumidor no Jornal da Diplomata
Entre os assuntos, destaque para reclamação dos catarinenses sobre a conta de luz de janeiro
Fábio de Souza no Jornal da Diplomata

Sobre a relação de compras em geral, Fábio destaca que o brasileiro tem pouca educação para o consumo, visto que o país está entre os que mais consomem mercadorias, seja na compra física ou pela internet.

“Com a internet, a facilidade em comprar, cada vez mais o consumidor tem acesso e naturalmente se geram dúvidas. Temos uma legislação muito bem construída, mesmo sendo de 1990 ainda é bem atual. Porém, existe uma desinformação ao direito do consumidor”, frisou.

“Na época que estava no Procon, quase 40% não tinham direito – achava-se que tinha –  e a gente pensou uma forma de conversar com a comunidade para esclarecer questões do quotidiano”, concluiu.

No início do ano, a grande atenção dos consumidores é voltada para o material escolar.

 “É muito importante deixar claro que o material escolar só pode ser requerido aquilo que for uso didático do aluno e não de uso coletivo. Quanto ao valor é difícil estimar, mas, se comprar junto na presença das crianças, esse valor de R$ 250 pautado pela Fecomércio será ultrapassado em muito”, alerta.

Fabio de Souza fala sobre o direito do consumidor no Jornal da Diplomata
Fabio Roberto de Souza fala sobre Direito do Consumidor no Jornal da Diplomata
Fábio de Souza no Jornal da Diplomata

No campo das matrículas que apresentem reajuste, Fábio destaca que há muitas prerrogativas para serem observadas no ato da negociação.

“A matricula dever compor o valor total do contrato, isso tudo deve ser apontado com antecedência aos pais. Com relação a impedir ao aluno as atividades educacionais em razão do atraso de mensalidade isso é vedado naquele exercício educacional”, frisou.

Fábio de Souza no Jornal da Diplomata

Entre outras dicas, Fábio analisou a relação coletiva dos consumidores através das redes sociais.

“Nós muito poucos reclamamos e, especialmente no direito do consumidor a coisa só muda em razão de estatísticas. Temos que ter consciência que individualmente o nosso encaminhamento ajuda no embasamento coletivo, para que o Procon possa agir”, disse.

Must Read

Homem acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Nova Brasília

Por volta das 18h50 de sábado, 24, uma guarnição policial realizava rondas pelo bairro Nova Brasília, momento que foram abordados...

CDLs de Brusque e Guabiruba participam de Seminário de Líderes da FCDL-SC

Foi realizado neste final de semana, 24 e 25 de agosto, o 12º Seminário de Líderes promovido pelo 24º Distrito da FCDL-SC. Com o...

Brusque Basquete/FME vence os dois compromissos em casa e sobe na tabela do Estadual de Basquete Adulto

Jogando em casa, neste fim de semana, o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania venceu as equipes da Univinte/Tubarão e da Adiee/Avaí e subiu na tabela de classificação...

Em parceria com Fundação José Walendowsky, Prefeitura inaugura Praça Imigrantes da Polônia

A Prefeitura de Brusque, em parceria com a Fundação José Walendowsky, inaugurou neste sábado (24), no Jardim Maluche, a praça Imigrantes da...

Início do sábado é marcado por colisões veiculares; Bombeiros, PM e GTB atuaram nos casos

O Corpo de Bombeiros de Brusque e Guabiruba, além da Polícia Militar e Guarda de Trânsito (GTB), atenderam na manhã deste sábado,...
WhatsApp chat