Início Notícias Geral Prefeitura assina dois decretos por conta da falta de água potável

Prefeitura assina dois decretos por conta da falta de água potável

Durante a tarde desta terça-feira (15), o prefeito de Brusque, Jonas Paegle – acompanhado do secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina; e do diretor geral de Governo, Dirceu Marchiori – acompanhou o diretor presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Brusque, Dejair Machado, nos serviços que visam restabelecer as bombas de captação de água bruta no Rio Itajaí Mirim.

O sistema, situado no Bairro Guarani, é utilizado para conduzir água bruta do curso fluvial até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. Nesta madrugada, o SAMAE identificou graves avarias na estrutura.

No local, a comitiva do gabinete da Prefeitura inspecionou o serviço de troca das duas bombas e, também, do desassoreamento do maquinário de captação. O procedimento deve ficar pronto até o fim de noite desta terça. Porém, a regularização completa do sistema deve levar de dois a três dias, conforme estimativa da administração da autarquia.

Com o objetivo de reforçar a gravidade da situação junto a população brusquense, o chefe do Poder Executivo editou e assinou dois decretos. O de número 8296/2018 decreta Situação de Alerta contra os efeitos da estiagem no município de Brusque, caracterizada pelos baixos índices pluviométricos, afetando o abastecimento de água.

Já o de número 8297/2019 dispõe sobre a racionalização do uso da água, estabelecendo a intensificação da fiscalização do uso do recurso hídrico. Desta maneira, o SAMAE Brusque fica autorizado a estabelecer o racionamento no fornecimento de água potável à população.

“A população deverá utilizar a água apenas para fins domésticos e higiênicos, sendo vedado o uso para a lavagem de veículos, irrigação de gramados, reposição total de água das piscinas, além da lavagem de calçadas, muros, pátios, condomínios ou residências (…) estamos verdadeiramente empenhados em resolver esta situação o mais rápido possível e, por isso, contamos com a compreensão e a paciência da população”, explica Paegle.

Must Read

Obituário do Dia

Funerária Estrela Faleceu ontem às 7h40min, 63 anos, Francisco Xavier Padilha, que residia no bairro Bateas. Corpo velado na...

Chave de carro com controle perdida

Foi perdida uma chave de carro, juntamente com o controle remoto. Há um chaveiro de bolinha pequena azul. Quem encontrar, entrar em contato com...

Acontece neste fim de semana a VII Mostra Cultural de Guabiruba

A VII Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba ocorre nos dias 23, 24 e 25 de agosto. O evento será realizado no...

Interligado – Resultado de 21 de agosto.

Pizza 30 cm  (9 fatias)  da Pizzaria do Tobias, conheça os sabores e peça pelo Whatsapp 9 9603 1108. *** Ganhador: Bruno...

Seca prevalece e desabastecimento de água preocupa em vários municípios

Segundo a Epagri, pelo menos 11 rios em todo o estado estão com níveis muito baixos e gerando problemas no abastecimento de...
WhatsApp chat